Turismo de Portugal e UNESCO cooperam na gestão do turismo no Património Mundial

Em Junho de 2011, o Turismo de Portugal e a UNESCO (através do Centro do Património Mundial) assinaram um contrato com vista ao desenvolvimento de um projeto de cooperação que tem como objetivo a gestão do turismo em sítios do Património Mundial de origem portuguesa.
O Património Mundial português, e de origem ou influência cultural portuguesa, constitui um dos maiores itinerários temáticos classificados pela UNESCO: distribuído por quatro continentes, compreende 13 sítios classificados em Portugal e outros 25 sítios, distribuídos por 18 países, que atestam a diáspora de Portugal no mundo.

O Património Mundial, natural e cultural, enquanto destino turístico é frequentemente confrontado com um turismo descontrolado e com infraestruturas inadequadas. Assim, e para que esta situação não se perpetue, o principal objetivo deste projeto é o planeamento e a gestão do turismo de forma sustentável, conjugando a preservação do património com os potenciais benefícios económicos a longo prazo.

Este projeto, que decorre até Setembro de 2012, envolve os representantes/gestores dos sítios classificados em todo o mundo, incluindo Portugal, Brasil, Índia e Moçambique, que participarão em workshops e na conferência final prevista para setembro de 2012. Os workshops serão complementados com experiências concretas e com casos de estudo dos sítios Património Mundial.

Para mais informações consulte www.whc.unesco.org ou contacte:

  • Margarida Alçada, Turismo de Portugal [ Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ]


Veja também os documentos:

  • Project Briefing & Activities
  • Sítios portugueses classificados como Património Mundial e Sítios de influência cultural portuguesa classificados como Património Mundial


Fonte: Turismo de Portugal, I.P

 
Carregando...
Please Wait!
Envie-nos o seu artigo